top of page

Como é feita uma impressão 3D

Writer: Barbara TostesBarbara Tostes

Primeiro desenhamos ou importamos um PDF no software livre Inkscape. Em nosso exemplo está um chaveirinho para o dia do "Compre do Pequeno Negócio" do Sebrae:

    

Inkscape para imagens vetoriais 2D e desenho

    

A segunda etapa é transformar uma forma que antes era vetorizada (2D) em 3D. Importamos o arquivo no software livre Blender e fazemos as extrusões e ajustes. Em alguns casos, é necessário furar a forma para colocação da correntinha do chaveiro. Neste modelo, fizemos uma "alça" em 2D antes de fazer as extrusões:


Blender 3D para extrusão dos objetos e exportação em STL

    

Depois de tudo pronto, o arquivo do Blender é exportado em .stl e levado para outro software livre chamado CURA, que faz o fatiamento do objeto para depois exportar um arquivo .gcode (a gente salva num cartão SD mini) que a impressora 'entende' (interpreta):

    

Cura Software para fatiamento e geração do arquivo .gcode

 

Pronto! Agora é só mandar imprimir!


Vale lembrar que hoje em dia o Cura Software tem ferramentas avançadas e conseguimos fatiar e salvar arquivos já com pausas para troca de cores! Veja alguns exemplos abaixo:


Impressão de porta copos em 2 cores

Impressão de Chaveiros para evento em 3 cores

Impressão de chaveiro em 3 cores

 
 
 

Comments


Commenting has been turned off.

Impressões Bárbaras ® é marca registrada no INPI - CNPJ 03.819.933/0001-01 - Barbara S. R. Tostes ME, desde 2000

© 2015-2024 - Endereço da Sala Comercial: R. Dr. Bormann, 23 - Sala 316 - Edifício Quality Office - Centro, CEP 24020-320, Niterói-RJ - Brasil

Chame pelo WhatsApp ou telefone: (21) 9.9467-5151

Curta e siga nossas redes sociais

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page